No conflito que arrastou diversos Países a segunda grande guerra, o Brasil também se fez presente, enviando contingentes de todos os quadrantes, assim também seguiram para a linha de frente os 153 Febianos Jacareienses, aqui homenageamos e honramos suas memórias.
Partiram rumo ao teatro de operações na Itália, com o 1ª Escalão, incorporados ao 6ª Regimento de Infantaria de Caçapava, atual 6º Batalhão de Infantaria, um dos 3 regimentos que atuaram na Itália.
Em 29 de abril de 1945, a FEB travou sua última batalha, na linha Gótica, no Vale do Pó, culminando com a rendição de um General alemão, comandante do 147º Batalhão, que entregou suas armas e preferiu render-se a uma Tropa Brasileira e não a uma Tropa Norte-Americana.
Dos 153 Expedicionário Jacareienses, a única baixa ocorrida, foi a do Herói Sd FEB João Américo da Silva, cuja transcrição lemos abaixo:
Natural de Jacareí-SP, Filho do Sr José Benedito Silva e de Dona Benedita América Silva, faleceu em ação em 29 de novembro de 1944, em Monte Castelo- Italía.
Agraciado com as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe.
O Expedicionário Sd FEB Américo, foi um dos 467 Heróis Brasileiros, que tombaram em combate nos campos de Itália, ajudando a libertar o mundo do jugo e do racismo dos Países cujos ditadores também se juntaram as excêntricas e sanguinárias idéias de outro ditador, cujos nomes, não valem a pena aqui se mencionar.
Descanse em Paz Guerreiro!!!.
Parafraseando Sir Winston Churchill: "Nunca, no campo do conflito humano, tantos deveram tanto a tão poucos".
Fontes: educajacarei.com.br
Livro: Expedicionários Sacrificados na Campanha da Itália- Dr Aluizio de Barros 1957
Imagens:wikipedia.org
Comentários
Postar um comentário