Crônicas de Jacarei- A fundação da Cidade
A povoação de "Nossa Senhora da Conceição do Rio Parahyba de Jacareí" deu-se a partir de 1652 por iniciativa de Antonio Afonso e seus filhos e agregados.
Foi elevada a "Villa de Jacarey" em 22 de novembro de 1653.
O documento oficial foi lavrado na data por Jorge Souza Pereira, tabelião do Público Judicial e Notas da Villa de Santanna das Cruzes de Mogi - mirim, a mando do capitão-mor, Bento Ferrão Castello Branco.
Era o Capitão-Mór da Vila de Jacareí em 1765, José de Araújo Coimbra, que também assumiu a Vila de São José (SJC), como Capitão-Mor em 1766, conforme correspondências ao Governador Luis Antônio de Souza Botelho Mourão, o Morgado de Matheus.
O Capitão-Mor José de Araújo Coimbra, em uma conspiração, foi assassinado, assumindo a diretoria das Vilas de Jacareí e São José dos Campos, seu filho, o Capitão-Mor Jozé de Araújo Portes, por volta de 1768.
Meu Bisavô Manoel Portes de Araújo, nascido em São José dos Campos, no ano de 1854, filho de Salvador Portes de Araújo, meu trisavô, pertencia ao tronco familiar dos citados Diretores das Vilas de Jacareí e São José dos Campos.
Dali seguiam na exploração do sertão a cavalo ou a pé.
Sérgio Buarque de Hollanda afirma que uma das razões da fundação de Jacareí foi a necessidade dos habitantes da roça e da região, de levarem mulher e filhos para os serviços religiosos.
Naquela época só era possível em Mogi das Cruzes, cujo acesso difícil era considerado verdadeira penitência para quem se aventurasse.
O nome Jacareí vem de Jacaré-ig, que significa "rio de jacarés".
Há controvérsias quanto a este significado, embora seja o mais aceito.
Também discute-se a exatidão do local onde teve início a povoação.
O falecido João Baptista Dennis Netto, jornalista-memorialista, defendia a tese de que tenha sido onde hoje se situa a igreja do Avareí.
A ideia justifica-se pelo fato de ser ali passagem e pousada de bandeirantes.
O historiador Benedicto Sérgio Lencioni prefere a versão de que tenha sido onde hoje é o Largo da Matriz.
Os adeptos desta ideia dizem que na região do Avareí, pode até ter sido esboçado o começo da povoação, mas os pioneiros preferiram subir até onde hoje está o Largo da Matriz.
Isto porque a região do Avareí foi até meados do século passado, uma área alagadiça, o que dificultava sobremaneira o assentamento.
Jacareí tornou-se cidade pela Lei nº 17 de 3 de abril de 1849.
Como não há registro exato de quando se iniciou a povoação, o município comemora a fundação pela data em que se tornou cidade ou seja em 3 de abril, contando sua existência a partir de 1652.
Aqui nesta aprazível Cidade, meu Avós Francisco Carvalho de Mendonça e Belmira Salles de Araujo, ele natural de Campo Belo-RJ, nascido em 08 de junho de 1892, e ela, natural de São José dos Campos, nascida em 11 de agosto de 1900, casaram-se no dia 12 de março de 1921, na Igreja Matriz Imaculada Conceição.
Também aqui nasceu a minha Tia Hilda Salles Mendonça em 1922.
Na imagem acima, registrada em 1936, meu Pai Oscar, esta em pé, no colo de minha Avó Belmira, com os irmãos, Francisco Salles, Benedicto, Arthur e Hilda e ao lado de minha Avó, encontra-se meu Avô Francisco Carvalho.
Fonte: jacarei.sp.leg.br/e_exvereadores/i_informes/jacarei/jacarei_fundacao.htm
Imagem: https://www.patrimonioculturaljacarehy.com.br/patrimonio-jacarehy/118-fundacao-cultural-de-jacarei.html
Coleção Arquivo Morgado de Matheus- BN.
Largo da Matriz: Pinterest
Imagem: Autoral
Comentários
Postar um comentário