Crônicas de Taubaté- Os Heróis da FEB Taubateanos
No conflito Mundial, conhecido como a segunda grande guerra, vários Países se viram envolvidos no, que em resumo, combatia as forças do eixo, representadas pela Alemanha Nazista, a Itália Fascista e o Japão, que contava com um Exército altamente belicoso.
Sustentando a resistência, a princípio tínhamos entre outros Países, a Polônia, França e Inglaterra, até então os EUA não participavam ativamente do conflito.
Após o ataque a Pearl Harbor no Havaí, levado a efeito pelo Japão, os Estados Unidos da América, declaram guerra aos Países que formavam o eixo.
Também o Brasil envolveu-se efetivamente no conflito mundial, afim de combater a tirania do já citado eixo e libertar os Povos escravizados.
Esta pujante Cidade, também entregou seus Filhos queridos, enviando-os ao campo de batalha na Europa,
Em breve síntese, homenageamos os Pracinhas tombados na Itália, todos naturais de Taubaté, com os seguintes dados:
- Soldado FEB Teodoro Francisco Ribeiro- 6º RI- Faleceu em consequência de acidente de automóvel em Vada, Itália, aos 03 de setembro de 1944. Agraciado com a medalha de campanha:
- Soldado FEB José Antonio Moreira- 6º RI- Faleceu em consequência de acidente e ferimentos recebidos em combate, em 25 de outubro de 1944. Agraciado com as medalhas de campanha, sangue do Brasil e Cruz de combate de 2ª Classe. No Decreto de concessão desta última lê-se: " Quando executava uma missão de tiro com o seu morteiro, na região de sommacolândia, no dia 22 de outubro de 1944, foi gravemente ferido por estilhaços de granada inimiga, contudo numa demonstração de noção de cumprimento do dever, espírito de abnegação e despreendimento, continuou na sua missão com galhardia, até quando a morte o acolheu".
- 2º Sargento FEB Rubens Leite- 6º RI - Faleceu em ação em 05 de novembro de 1944 em Porreta. Agraciado com as medalhas de campanha, sangue do Brasil e Cruz de combate de 1ª Classe. No decreto que lhe concedeu esta última lê-se: "Quando transportava alimentação para sua Companhia, viu tombados, junto a estrada Marano-Volpara, no dia 05 de novembro de 1944, companheiros feridos e enfrentando cerrado bombardeio de artilharia, procurou socorrê-los, tendo sido mortalmente ferido por estilhaços de granada, demonstrando com seu procedimento, coragem, abnegação e espírito humanitário".
- Soldado FEB José Vicente de Paula- 6º RI- Faleceu em ação no dia 10 de novembro de 1944. Agraciado com a medalhas de Campanha, sangue do Brasil e Cruz de combate de 2ª Classe.
Que todos lembrem-se desses Heróis e Taubaté honre suas memórias.
Fonte: livro: Expedicionários Sacrificados na Campanha da Itália- Dr Aluizio de Barros.
Imagem: Medalhas da FEB. Crédito: Edumilitaria
Distintivo de manga cobra fumando: https://www.levyleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=680194
Comentários
Postar um comentário