Crônicas de Salto- Padre Bartolomeu Taddei- Apóstolo da Oração e Segundo Pároco de Salto

O jesuíta nasceu em pequena cidade na região de Aquila, na Itália, em 7 de novembro de 1837. 

Depois de ordenado padre entrou para a Companhia de Jesus, com 25 anos e foi destinado ao Brasil, fazendo parte do grupo de quatro jesuítas fundadores do Colégio São Luiz em Itu. 

Recebeu a missão especial de divulgar a devoção ao Sagrado Coração.

O Padre Bartolomeu Taddei fundou em Itu, um núcleo do Apostolado de Oração no dia 1ºde outubro de 1871, fundando também outros centros em nível diocesano e nacional. 

Por este motivo, o Padre Taddei é considerado o fundador e propagador do movimento no Brasil. 

Foi nomeado como primeiro Diretor Nacional por ter levado o Apostolado a todos os Estados.

Padre Taddei foi também o responsável pela fundação do Santuário Central do Coração de Jesus, em Itu. 

No ano de 1885, fundou em Salto outro núcleo de apostolado da oração.

Foi o segundo Pároco de Salto, permanecendo na função até o ano de 1899.

Em 03 de junho de 1913, data do falecimento do mesmo padre, haviam no Brasil, 1.390 centros do Apostolado de Oração espalhados por todos os estados, com cerca de 3 milhões de associados.

Fundada em 1844 como Apostolado da Oração, mudou o seu nome para Rede Mundial de Oração do Papa em 2016, e em março de 2018, o Papa Francisco constituiu este serviço eclesial como obra pontifícia, aprovando os seus novos estatutos. 

Em dezembro de 2020, o Papa constituiu esta obra pontifícia como fundação vaticana e aprovou seus novos estatutos. 

Atualmente, está presente em 89 países e dela fazem parte mais de 22 milhões de católicos, incluindo a sua secção dedicada especificamente aos jovens dos 7 aos 18 anos: o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).

Os membros do Apostolado da Oração, seguindo um programa rigoroso e profundo de vida espiritual, estão capacitados para cooperar ativamente na espiritualidade da Paróquia, num trabalho de conjunto com outras Pastorais e Movimentos, promovendo:  Horas Santas (incentivo principalmente ás visitas ao Santíssimo Sacramento), Participação ativa na Missa, Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus, anualmente, Entronização da Imagem ou quadro do Sagrado Coração de Jesus nos lares, Novenas, terços, em família, vias-sacras e todas as iniciativas que ajudem a Comunidade a orar.

Desde 2016, o seu Diretor Internacional é o sacerdote jesuíta Frédéric Fornos.

No ano de 2019 cumpriu 175 anos de história, que assinalou num Encontro Internacional com sede na Cidade do Vaticano e que contou com a presença do Papa Francisco e mais de 6000 convidados

A Rede Mundial de Oração do Papa lidera diversos projetos e iniciativas de evangelização com um significativo alcance no mundo digital católico e que obtiveram grande exposição na mídia: entre eles, destacam-se a aplicação Click To Pray (Clique para rezar), o vídeo do Papa e o itinerário de formação espiritual Caminho do Coração.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_Mundial_de_Ora%C3%A7%C3%A3o_do_Papa

Imagem: https://itu.sp.gov.br/semana-padre-bartolomeu-taddei-comeca-no-dia-1o-de-junho/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas de Jacarei- A fundação da Cidade

Crônicas de Itú- Francisco Flaviano de Almeida: Ilustre representante das Artes Cênicas

Crônicas de São Sebastião- A Fundação