Mitologia Hindu- Jagannatha- Uma manifestação do Senhor Krishna

O Skanda Purana relata os esforços do rei Indradyumna para encontrar uma Deidade de Krishna após sonhar com uma bela deidade azul chamada Nila Madhava.

Ele então enviou buscadores a todos os locais, afim de encontrar aquela Deidade, um deles chamado Vidyapati, que era também um brahma, retornou com sucesso, dizendo que havia uma imagem da divindade na região de Nilagiri . 

O folclore regional afirma que o sacerdote foi recebido por Vishvavasu, o chefe do povo Savara.

Durante a duração de sua estadia na casa do chefe, a filha deste último, Lalita, apaixonou-se por ele. 

A pedido do chefe, Vidyapati casou-se com ela. 

Ele percebeu que o chefe saía de casa todas as noites e só voltava ao meio-dia seguinte. 

A seu pedido, Lalita revelou-lhe que essas eram as visitas de seu pai ao santuário de Nilamadhava, cuja localização era mantida em segredo dentro da comunidade. 

Vidyapati persuadiu sua esposa a pedir a Vishvavasu que o levasse para ver a imagem da divindade. 

O chefe concordou em levar Vidyapati com ele, mas com a condição de que ele fosse vendado durante a viagem para que a localização do santuário permanecesse em segredo. 

Lalita ajudou seu marido a elaborar um plano: 

Vidyapati trouxe um saco de sementes de mostarda com ele, espalhando-as por todo o caminho até o santuário presente em uma caverna, testemunhando a imagem azul profunda de Nilamadhava.

Retornando a Avanti, ele relatou sua descoberta do santuário a Indradyumna. 

Depois de alguns meses, seguindo as sementes de mostarda que haviam germinado em plantas, o rei e sua comitiva viajaram até o santuário, incapazes de localizar a imagem. 


Consta que uma tempestade de areia, ocultou a entrada da caverna e consequentemente a imagem.

O rei Indradyumna cercou toda a vila com seus soldados e prendeu Vishvavasu, exigindo saber a localização do ídolo, porém uma voz vinda do céu proclamou: “Construa um grande templo para Mim no topo da colina Nila.
 
Lá, você me verá não como Nila Madhava, mas em uma forma feita de madeira de Nim.

Nila Madhava prometeu aparecer como madeira (daru), e por isso Ele é chamado de daru-brahma (“madeira-espírito”). 

Indradyumna esperava à beira mar, quando o Senhor apareceu como uma gigante tora boiando para dentro da praia.

Apenas o líder da aldeia, Vishvavasu, seu fiel devoto, conseguiu retirar o tronco do local.

Como ninguém conseguia talhar aquele tronco. considerando que um Senhor idoso apareceu para esculpir as deidades sob uma unica condição, de que só o faria se pudesse ficar por vinte e um dias sem ser perturbado em seu serviço. 

O rei consentiu, e o artista trabalhou a portas cerradas. 

Todavia, após uma semana o barulho havia parado, e a intensa curiosidade do rei Indradyumna levou-o a abrir a porta. 

O Idoso havia desaparecido como por encanto e na sala, haviam as deidades de Jagannatha, Baladeva e Subhadra, que pareciam  inacabadas, sem mãos ou pés, sendo que o rei ficou extremamente perturbado pensando que havia ofendido o Senhor.

A noite, o rei  teve um sonho com o Senhor Jagannatha que o tranquilizou, explicando estava se revelando naquela forma através de seu próprio desejo,  a fim de mostrar ao mundo que Ele pode aceitar oferendas sem mãos, e se mover sem pés.

Assim, após a construção do Templo, o rei viajou para Brahmaloka para convidar Brahma para inaugurá-lo.

Esse Santuário é dedicado a uma forma particular do deus Krishna, chamado Jagannath (Senhor do Universo), tendo ao seu lado as imagens do seu irmão branco, Balabhadra, e sua irmã amarela, Subhadra.

Fonte e imagem: https:// wikipedia e philamuseum.org/

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