A Capela do Senhor Bom Jesus do Sinimbura
Antiga Comunidade religiosa, localizada no Centro de São José dos Campos, em 06 de agosto de 2022, retomou a celebração litúrgica de seu Titular.
A histórica Capela, reaberta no início daquele ano após um período de recesso em suas atividades pastorais, por conta da pandemia, compõe o território da Paróquia Sagrada Família.
Em preparação à festa, a comunidade realizou um Tríduo com orações e celebrações eucarísticas, que contou com a participação dos Salesianos Padres que compõe a Comunidade Salesiana de São José dos Campos e diversos paroquianos e visitantes.
Para o leitor ter uma ideia, o jornal “O Caixeiro”, para o ano de 1905, noticiava doze dias de celebração em honra ao Bom Jesus, desta histórica Comunidade, onde meu Bisavô, Manoel Portes de Araújo, nascido em São José dos Campos, devoto do Senhor Bom Jesus, em conjunto com a Comissão, convidava os fiéis e o público com os seguintes dizeres:
“Avisamos ao público, que marcamos a festa do Senhor Bom Jesus do Serimbura, para começar a 9 de novembro próximo e terminar a 20 do mesmo”.
“A festa constará do seguinte: Rezas, Missa, Procissão, Leilão, Fogos e divertimentos de costume”.
“Esperamos o comparecimento do público desta e das Cidades vizinhas”.
São José dos Campos, 19 de outubro de 1905.
A Comissão.
Como se verifica, a 118 anos atrás, já se celebrava a festa em honra ao Senhor Bom Jesus.
A devoção ao Senhor Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores.
Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão.
Trata-se de uma prática religiosa muito antiga, que participa da memória de diferentes localidades, de todos os estados do Brasil.
Os primeiros vestígios do culto ao nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remontam ao século XVII, organizando-se junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes.
Esta imagem refere-se ao Jesus descrito na passagem narrada em Mateus 27,26-31, Marcos 15,15-20 e João 19,1-5.
Fontes e Imagens: salesianos.org.br
wikipedia
Comentários
Postar um comentário