Crônicas de São José dos Campos- A Lenda do Corpo Seco
Contava Eu, lá pelos idos de 1967, com sete anos de idade e em casa de minha Avô paterna, Belmira Salles de Araújo, nascida em São José dos Campos-SP, no ano de 1900, ouvia a famosa história do corpo seco, assombração que importunava os moradores de São José dos Campos, contada por seu Pai, Manoel Portes de Araújo, natural de São José dos Campos, estória que ela contava, prevenindo os netos e netas para não cometer pecados....
Era mais ou menos assim: Um certo indivíduo, de mau gênio e muito ruim, tratava sempre de maltratar todos os empregados da fazenda, bem como por qualquer motivo punia-os severamente.
Em certa ocasião, alguns Frades mendicantes chegaram à porteira de sua fazenda, solicitando esmolas destinadas para a orfandade, além de não atender ao solicitado, o fazendeiro mandou expulsá-los a chicotadas e atiçando os cães contra os religiosos.
Os Pais desse fazendeiro tentaram intervir na defesa dos Frades e também foram açoitados a chicote a mando dele.
Ocorre que logo depois, esse fazendeiro morreu, tendo a sua entrada no reino do céu terminantemente negada, entre outras coisas, devido ao pecado cometido contra os Pais.
Igualmente no reino das profundezas, sua entrada foi negada, pelo mesmo motivo.
Então a alma não conseguiu repouso, tendo forçosamente que ficar atrelada aquele corpo que definhava dia a dia, e ainda segundo a lenda, ao anoitecer gritava e berrava a madrugada toda.
A lenda continua, informando que após muitas tentativas dos mais corajosos da Cidade, de se livrarem daquela assombração, um grupo de Bombeiros, apos laçar o tal corpo seco, pois não se podia olhar nos olhos do mesmo, sob risco de ser abduzido, conseguiu chegar a uma gruta no alto da serra, e lá depositar a assombração e cerrar a entrada da mesma, livrando assim a Cidade daquele mal.
A verdade é que, de pequenos que éramos, a noite ninguém conseguia dormir, receando olhar dos lados, quem sabe aonde andaria o tal corpo-seco?.
Tal lenda é contada com alguma variação em muitos Estados do Brasil e até fora do Pais, como citado na wikipedia, sobre uma aparição semelhante, encontrada por Soldados Zimbabuanos, durante a missão Unavem III, em Angola, na África.
Fontes: wikipedia
Oral
Imagem: http://www.jacareitempoememoria.com.br/
Comentários
Postar um comentário