Crônicas de Itu-Venerável Madre Maria Teodora Voiron
Fundadora da Província Brasileira das Irmãs de São José de Chambery, juntamente com sua Companheira de viagem e antiga Mestra, a Irmã Maria Seraphina Thualion, Irmã Maria Teodora, exerceu o Cargo de primeira Superiora Provincial em 04 de janeiro de 1872, porém, logo que chegou a Itu, assumiu a direção do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, em 15 de junho de 1858, quando ainda as obras deste não haviam sido concluídas, ficando as Irmãs, hospedadas na Santa Casa, aguardando a conclusão .
A Escola do Patrocínio, foi a primeira Instituição Católica da província, destinada a educação de meninas.
Verdadeira representante da Fé Cristã, inconformada com a proibição de matricular meninas negras, junto as meninas brancas, Madre Maria Teodora, criou uma Escola gratuita para meninas escravas cuidando ainda, da formação religiosa das escravas adultas.
Fundou ainda uma casa para meninas pobres e órfãs.
Faleceu em Itu, aos 90 anos de idade em 17 de Julho de 1925, esta sepultada no interior da Igreja do Patrocínio, dedicou mais de 62 anos de cuidados com as obras das Irmãs de São José no Brasil.
Nascida na França na Cidade de Chambéry, no ano de 1835, em 29 de março de 1859, Luísa Josefina Voiron era o seu nome de batismo.
Com os votos religiosos, em 17 de dezembro de 1852, adotou o nome pelo qual é reconhecida.
Venerável Madre Maria Teodora, contribuiu grandemente com a educação quer religiosa, quer secular nesta Cidade espetacular que é Itu, elevando a qualidade cultural e espiritual das meninas, sem distinção de cor, classe social ou credo.
Merecedora de toda a nossa gratidão e reconhecimento.
Após alguns anos, pessoas começaram a divulgar milagres atribuídos à Madre Maria Teodora.
Em 1989 foi-lhe outorgado pela igreja o Título de Venerável.
O processo de beatificação da Madre está em Roma, necessitando apenas de uma graça comprovada por médicos para que ela seja beatificada.
Fonte: https://www.madreteodoravoiron.com/biografia
Comentários
Postar um comentário