Crônicas de Porto Feliz- A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Escavada no paredão salitroso, formado por rocha salitrosa, calcário e arenito, com cargas de dinamite, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, situada no interior do Parque das Monções, em Porto Feliz, interior de São Paulo, foi construída pelos Sacerdotes Franceses Alexandre Hourdeau e Vitor Maria Cavron, que perceberam a semelhança do local escolhido e a gruta francesa em homenagem à Santa.

Foi Inaugurada em 15 de agosto de 1924, com uma missa, celebrada pelo Monsenhor Domingos Magaldi, durante a tradicional festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens.


A construção, contou com o apoio da população, que contribuiu com donativos.

A gruta é uma réplica fiel da existente na Cidade de Lourdes, na França, onde em 1858, a jovem Bernadette Soubirous relatou ter visto a aparição da Virgem Maria, tornando-se portanto, um local sagrado para os fiéis, no local existe uma fonte de água, a qual, segundo a tradição, tem propriedades curativas.

Já a gruta existente em Porto Feliz, também tem uma lenda que afirma:

"Quem bebe da água desta fonte, sempre retorna".

Quanto ao paredão salitroso, é um sítio arqueológico, marco da região, que segundo especialistas, esteve submersa como fundo do mar ou lagoa salgada, a milhões de anos.

Sua textura ao toque, lembra muito o tecido veludo.....

Símbolo da Cidade de Porto Feliz, é lembrado em histórias e tradições locais, deu origem ao nome primitivo da localidade ou seja Araritaguaba, de procedência indígena, que significa local onde as araras ou pássaros de bico curvo pousam para comer a pedra.

Fonte: Adaptado de informações do Parque das Monções-Porto Feliz-SP

Imagens: Autoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas de Jacarei- A fundação da Cidade

Crônicas de Itú- Francisco Flaviano de Almeida: Ilustre representante das Artes Cênicas

Crônicas de São Sebastião- A Fundação