Escrituras Hindus- O Mahabharata
A origem do Mahabharata está ligada à tradição oral na Índia, que remonta há mais de cinco mil anos
Mesmo antes que os textos Védicos fossem escritos, eram transmitidos, pelo que se considera um meio especialmente desenvolvido de uma forma sofisticada de transmissão oral.
Logo no primeiro parva ("seção"), o Maabárata anuncia o seu caráter excepcional: “ O que for encontrado aqui, pode ser encontrado em qualquer outro lugar".
"Mas o que não for encontrado aqui, jamais será encontrado em outro lugar.”
Ainda hoje a oralidade é um importante meio de transmissão dos textos do Mahabharata.
O Mahabharata é visto por alguns autores como o texto sagrado de maior importância no hinduísmo, e pode ser considerado um verdadeiro manual de psicologia-evolutiva de um ser humano.
A obra discute o tri-varga ou as três metas da vida humana: kama ou desfrute sensorial, artha ou desenvolvimento econômico e dharma, a religiosidade que se resume a códigos de conduta moral e rituais.
Além dessas metas, o Maabárata trata de moksha, ou a liberação do ciclo de tri-varga e a saída do samsara, ou ciclo de nascimentos e mortes.
Em outras palavras, é uma obra que visa ao conhecimento da natureza do "eu" e à sua relação eterna com toda a criação e aquilo que transcende a ela.
O Mahabharata estabelece os métodos de desenvolvimento espiritual conhecidos como karma, jñana e bhakti, firmemente adotados pelo hinduísmo moderno.
O título pode ser traduzido como "a grande Índia" (literalmente "a grande dinastia de Bárata"), mas o sentido verdadeiro é o de elucidar o grande trajeto percorrido pelo eu (atman) nesta criação material e fora dela.
Mahabharata é considerado, pelos hindus, uma narrativa histórica real e parte do Itihasa (literalmente, "aquilo que aconteceu")
Sua autoria é atribuída a Krishna Dvapayana Vyasa.
O texto é monumental, com mais de 74 000 versos em sânscrito, e mais de 1,8 milhões de palavras; se o Harivamsa for incluído como sendo anexo e parte da obra, chega-se a um total de 90 000 versos, compondo o maior volume de texto numa única obra humana.
O Mahabharata deve ter-se originado entre os séculos IV e III a.C., e sua forma final data provavelmente do século IV (período Gupta).
Acredita-se que os eventos narrados no poema épico tenham ocorrido entre 1 000 e 900 a.C., embora descobertas arqueológicas recentes sugiram datas ainda anteriores, entre 2 000 e 1 500 a.C.
Veda Vyasa havia concebido um grande poema chamado Mahabharata, com muitas idéias interessantes e temas diferentes.
Ele queria que esse poema clássico chegasse à sociedade, para ajudar todas as pessoas.
Enquanto matutava como apresentar esse grande poema épico de inúmeros versos, o Senhor Brahma apresentou-se perante ele. Depois de adorar o avô Brahma, Veda Vyasa expressou:
Meu querido pai, concebi um grande poema e estou certo de que será glorificado pelas grandes personalidades.
Veda Vyasa coninuou, dizendo ao Pai que esse poema falaria sobre a importância dos Vedas e dos Upanishads e abarcará tudo o que queremos saber sobre o universo.
O que está esperando então? – perguntou Brahma.
Ainda não consegui encontrar o escrivão perfeito. – disse Veda Vyasa.
Implore a Ganesha para que te ajude nesse assunto, disse Brahma.
Veda Vyasa sentou-se a meditar em Ganesha, o qual prontamente apareceu perante Vyasa e perguntou-lhe por que motivo havia invocado-o.
Quero que seja o escrivão de meu grande Mahabharata. disse Vyasa.
Ganesha assentiu e disse:
Aceito com uma só condição.
Eu escreverei, mas você não poderá deter-se nem um instante.
Não posso esperar que cristalize suas idéias.
Que assim seja, disse Vyasa, mas não poderá escrever uma só letra sem entender a importância do tema.
Ganesha estava de acordo e Vyasa começou a recitar o primeiro verso do Mahabharata:
Om narayanam namaskrtya Nara caiva narottamam devim sarasvatim vyasam tato jayam udirayet.
O primeiro verso deixou Ganesha pensativo durante algum tempo antes que pudesse escrever.
Enquanto isso, Vyasa utilizou esse tempo para compor muitos outros versos.
Dessa maneira, Vyasa compunha alguns versos e deixava que Ganesha pensasse neles e compreendesse-os.
Assim, foi concluído o Mahabharata, o maior poema épico de todos os tempos e Ganesha tornou-se o primeiro estudante do Bhagavad-gita, a Escritura Sagrada mais gloriosa do Oriente, o eixo central do Mahabharata.
Fonte: wikipedia
Imagens: Wikipedia e Autoral
Comentários
Postar um comentário