Crônicas Tibetanas- As bandeiras de oração

As palavras tibetanas para designar as bandeiras de oração são "Dar Cho". "Dar" significa aumentar a vida, a fortuna, a saúde, o conhecimento e a prosperidade. "Cho" significa todos os seres vivos.

As bandeiras de oração são dispositivos simples que, juntamente com a energia natural do vento, calmamente harmonizam o ambiente, e de forma imparcial, aumentam a felicidade e a boa sorte entre todos os seres vivos.   

As orações budistas antigas, os mantras e os símbolos poderosos exibidos produzem uma vibração espiritual que é ativada e transportada pelo vento através do espaço. 

Todos os seres que são tocados pelo vento são elevados e a intenção é torná-los um pouco mais felizes.

As orações silenciosas são bênçãos faladas sobre a respiração da natureza. 

Assim como uma gota de água pode permear o oceano, as orações dissolvidas no vento, estendem-se para preencher todo o espaço.

As bandeiras de oração são normalmente apresentadas em cordas para serem dependuradas horizontalmente ou impressas em longas tiras estreitas de tecido que são amarradas em postes verticais.

São impressas em 5 cores diferentes de tecido (amarelo, verde, vermelho, branco e azul) em jogos de múltiplos de cinco.

A maior parte das bandeiras de oração são impressas em misturas de poliéster, algodão ou nylon.

Colocar bandeiras de oração à volta da sua própria casa ou empresa transmite uma sensação de harmonia, aumenta o clima espiritual e traz à mente os ensinamentos de iluminação. 

Ao expor as bandeiras de oração ao ar livre, colocando os seus mantras sagrados impressos no vento, gera a paz e a boa vontade.

Ao içar-se as bandeiras de oração, a motivação adequada é importante. 

Se forem colocadas com a atitude "Eu me beneficiarei ao fazer isso", que é uma motivação centrada no ego, os benefícios serão pequenos e estreitos. 

Se a atitude é: "Que possam todos os seres receber os benefícios e encontrar a felicidade", a força gerada por essa motivação aumenta muito o poder das orações.

A tradição tibetana considera as bandeiras de oração sagradas. 

Devido ao fato de conterem textos sagrados e símbolos, devem ser tratados com respeito. 

Não devem ser colocadas no chão ou postas no lixo. 

Ao desfazer-se de bandeiras de oração gastas, a forma tradicional é queimá-las de modo a que o fumo possa levar as suas bênçãos aos céus.

Fonte: imersaoterapeutica.blogspot

Imagem: Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas de Jacarei- A fundação da Cidade

Crônicas de Itú- Francisco Flaviano de Almeida: Ilustre representante das Artes Cênicas

Crônicas de São Sebastião- A Fundação