Crônicas de São Sebastião- O Santo Patrono da Cidade

Nascido em Narbona, França, no ano 256 dC, foi um mártir e santo Cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. 

O seu nome deriva do grego Sebastós, que significa divino. 

Sebastião alistou-se no exército romano por volta de 283, com a intenção de firmar o coração dos Cristãos, enfraquecido diante das torturas. 


Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o mantinham sempre próximo, ignorando tratar-se de um Cristão e por isso, designaram-no capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.

Secretamente, Sebastós converteu-se ao Cristianismo e valendo-se do alto posto militar, fazia visitas frequentes aos Cristãos presos que aguardavam para serem levados ao Coliseu, onde seriam devorados pelos leões, ou mortos em lutas com os gladiadores. 

Com palavras de ânimo e consolo, fazia os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo.

Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros Cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). 

Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. 

Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), foi depois levado novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que fosse espancado até a morte. 

Mesmo assim, ele não teria morrido. 

Acabou sendo morto transpassado por uma lança no ano de 286 dC.

O culto de São Sebastião nasceu no século IV e atingiu o seu auge na Baixa Idade Média, designadamente nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa, sendo o Martírio de São Sebastião, de Gregório Lopes, um novo exemplo da iconografia do suplício do santo.

Fonte: Wikipedia

Imagem: Pintura a óleo sobre tela de Gregório Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas de Jacarei- A fundação da Cidade

Crônicas de Itú- Francisco Flaviano de Almeida: Ilustre representante das Artes Cênicas

Crônicas de São Sebastião- A Fundação