Crônicas de São José dos Campos- A Igreja de São Benedito

A Igreja de São Benedito, que naquela época, era o Santo de devoção dos negros, começou a ser construída por volta de 1872, na Praça Cônego Lima, como resultado das esmolas e caixinhas de São Benedito, que os escravos solicitavam com esse propósito, pela cidade e zona rural, também com recursos provenientes de festas e quermesses em louvor ao Santo.

Devido à falta de recursos, as obras foram interrompidas e posteriormente demolidas por ordem do fazendeiro João Ribeiro, que construiu a igreja na Praça Afonso Pena, cuja primeira missa se realizou em 1876.

A técnica construtiva adotada foi a de taipa de pilão, conduzida por José Vicente, conhecido por "Zé Taipeiro". 

As primeiras providências para o início da construção da igreja são encontradas na ata de reunião da Irmandade de São Benedito do dia 20 de junho de 1869, quando houve o pedido de compra da taipa. 

A partir de então, começou-se a arrecadar fundos para a obra, sendo paralisada por várias vezes por falta de verba. 

De linhas neoclássicas, possui janelas com guarda-corpos trabalhados, altar-mor em talha de madeira, pintada de branco e com ornamentos em dourado. 

Como já acima citado, a inauguração ocorreu em 1876, com a realização da primeira missa.

Em 1933, transformou-se provisoriamente em Matriz, época em que a antiga igreja na praça João Pessoa, foi demolida. 

Hoje não cumpre mais função religiosa sistemática, abrigando nas laterais da nave principal a Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, responsável pelo Museu Municipal, Arquivo Público do Município e Departamento de Patrimônio Histórico, atuando, também, como espaço para atividades culturais.

Foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) em 25 de julho de 1980. 

Nessa mesma década, após o desmoronamento de algumas partes do prédio, firmou-se um convênio com a Prefeitura de São José dos Campos para obras de reforma. 

Em 1984, após a pintura da fachada, foi lançado um selo comemorativo da data de aniversário da cidade com o desenho da Igreja.

Fonte: https://sjc.com.br/2020/01/14/igreja-sao-benedito/#:

https://www.migalhas.com.br/drpintassilgo/27232/sao-jose-dos-campos/historico-da-cidade

https://www.ipatrimonio.org/sao-jose-dos-campos-igreja-de-sao-benedito/#

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas de Jacarei- A fundação da Cidade

Crônicas de Itú- Francisco Flaviano de Almeida: Ilustre representante das Artes Cênicas

Crônicas de São Sebastião- A Fundação