Crônicas de Taubaté- Capitão Francisco Barreto Leme do Prado- O Fundador de Campinas

Segundo o historiador Benedito Otávio, Barreto Leme nasceu em Taubaté em 1704, filho de Pedro Leme Prado e Francisca de Arruda Cabral (descendente de Pedro Álvares Cabral). 

Há, porém, controvérsias sobre ele ser ou não taubateano, e o historiador Benedito Alípio Barros, em seu livro “Caçapava” (1955), defende que Leme nasceu em Caçapava Velha, na época pertencente ao município de Taubaté, e usa como prova um documento de 23 de outubro de 1735, do batismo de Quitéria, filha de Barreto Leme, na igreja Nossa Senhora D’Ajuda de Caçapava .

Caçapava só se emancipou em 1855. 

O historiador campineiro Benedito Barbosa Pupo também defende Caçapava Velha como a cidade natal de Barreto Leme. 

Já o historiador taubateano José Bernardo Ortiz defende que Barreto nasceu em Taubaté, com base no livro “Monografia Histórica do Município de Campinas”, do historiador Theodoro de Souza Campos Jr.

O Capitão Barreto Leme se casou em 1730, com Rosa Maria de Jesus Gusmão, filha de Miguel Garcia da Cunha e de Maria Gusmão. 

Mudou-se para a vila de Jundiaí, fundando a povoação que foi tornada freguesia em 1773, com uma capela de Nossa Senhora da Conceição das Campinas, pertencente então a Jundiaí, sob o nome Campinas de Mato Grosso. 

Quando da criação da freguesia, o pequeno povoado contava com 51 famílias e 854 pessoas. 

Em 1774, o governador, D. Luís Antônio de Sousa Botelho Galvão, nomeou Barreto Leme fundador da Freguesia, a qual teve o foro de vila em 1797 com o nome de Vila de São Carlos e foi elevada a cidade em 1842 com o nome de Campinas. Assim sendo ele fundador de Campinas.

Barreto Leme faleceu aos 78 anos, no dia 9 de abril de 1782 e foi sepultado na Igreja Matriz da Freguesia, no local onde hoje se encontra a Basílica do Carmo. Deixou 11 filhos,

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Barreto_Leme_do_Prado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas de Jacarei- A fundação da Cidade

Crônicas de Itú- Francisco Flaviano de Almeida: Ilustre representante das Artes Cênicas

Crônicas de São Sebastião- A Fundação