Crônicas de Salto- A fundação da Cidade

Em 16 de junho de 1698, o Capitão Antônio Vieira Tavares e sua mulher Maria Leite, fizeram benzer, pelo Padre Felipe de Campos, uma Capela dedicada à Nossa Senhora do Monte Serrat, erguida em seu Sítio Cachoeira. 

Nas terras, depois doadas pelo casal à Capela, iniciou-se ao redor o processo de ocupação que deu origem à Cidade de Salto.

Daí denominarmos os arredores da Igreja como sendo o marco Zero, vez que esta foi a região onde oficialmente o povoado de Salto originou-se.

Na região do marco zero, o visitante pode conhecer a Igreja Senhora do Monte Serrat, que foi contruída em 1936 no lugar da primeira capela edificada em 1698, o monumento à fundação, o qual faz referência aos primeiros povoadores da Cidade e a antiga tecelagem Brasital e sua vila operária.

Foi nesta formosa Cidade, que meus Bisavós, Raymundo (Ramon) Barcellos e Vicência Rubio, recém-chegados da Europa, vindos da Espanha como imigrantes, desembarcaram no Brasil em 25 de maio de 1890 e após uma estadia em Piracicaba, onde nasceram meu Tio-Avô Salvador Barcellos e minha Avó Dolores Barcellos, fixaram-se em Salto, sendo que meu Bisavô Ramon, trabalhou na famosa Brasital e depois ingressou no ramo ferroviário, chegaram a residir em Itu por algum tempo, retornado posteriormente a Salto, vindo a aposentar-se nessa profissão e falecendo nesta mesma Cidade em 04 de maio de 1940.

Meu Bisavô Ramon, ficou viúvo de minha Bisavó Vicência, no ano de 1914, sendo que casou-se novamente,em 1917 com a Senhora Maria Área Álvares, também da Espanha, eles residiam na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Salto.

Segundo informações de sua neta Aparecida Marins Cavalcante, minha Tia, hoje com 90 anos de idade, filha de minha Avó Dollores,  o Casal Rubio-Barcellos, chegou a possuir uma fundição na Cidade.

                                                                       Meu Bisavô Raymundo (Ramon) Barcellos

Minha Bisavó Vicência Rubio Barcellos e sua Filha Carmem, imagem captada em Barcelona.-Espanha.

Fonte: www.salto.sp.gov.br

Imagem: Monumento à fundação de Salto: Obra de Murilo de Sá Toledo

Fotos: Autorais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas de Jacarei- A fundação da Cidade

Crônicas de Itú- Francisco Flaviano de Almeida: Ilustre representante das Artes Cênicas

Crônicas de São Sebastião- A Fundação