Lendas Chinesas- A origem da Acupuntura
Há muita especulação a respeito do tempo de existência da Acupuntura.
A maioria dos autores fala que a Medicina Chinesa existe há cerca de 5000 anos.
O que se sabe ao certo é que ela tem uma longa e rica história moldada ao longo do tempo sob influência de vários fatores, sendo o principal a cultura do povo chinês, sua filosofia, política, religião e ciência.
É a terceira forma mais antiga de medicina, sendo antecedida apenas pela medicina praticada no Egito e na Babilônia.
Como sabemos, os fatos do passado chegam até nós ou de maneira racional, pelas descobertas arqueológicas apoiadas no factual, ou através de lendas e mitos.
É lendário, por exemplo, o fato de certo general chinês, numa batalha contra os invasores mongóis, ter sido ferido no calcanhar por uma flecha inimiga.
A flechada não o matou. e mais tarde, ele verificou haver diminuído ou desaparecido a lombalgia da qual sofria.
Segundo a lenda, a acupuntura chinesa teria nascido a partir dessa flechada.
O que se sabe ao certo é que, por volta do ano 540 a.C., surgiram as primeiras experiências da prática médica embasadas por um subsídio teórico, subsídio este formado pelas teorias do Yin e Yang e dos Cinco Elementos (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal).
Huang Di (O Imperador Amarelo) foi um dos Cinco Imperadores, reis lendários, sábios e moralmente perfeitos que teriam governado a China após o período de milênios, regida pelos também lendários Três Soberanos.
O Imperador Amarelo teria reinado de 2698 a.C. a 2599 a.C. e, conta a tradição, que desde criança era muito perspicaz, dotado de uma inteligência fora do comum e capaz de estabelecer raciocínios avançados, além do normal para a sua idade, sobre os mais variados temas, dizem que viveu até os 117 anos.
Durante o seu reinado interessou-se especialmente pela saúde e pela condição humana, questionando os seus ministros-médicos sobre a tradição médica da época.
Do registro das conversas entre Huang Di (O Imperador Amarelo) e seus ministros, surgiu a obra conhecida atualmente como Nei Jing “O Clássico do Imperador Amarelo”.
Esta obra é considerada até hoje como um dos livros fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Alguns estudiosos da história da China acreditam que esta obra tenha sido realmente escrita por médicos que teriam feito uma síntese da tradição oral médica chinesa daquela época.
Isto entre os meados do século V a.C. até a unificação da China em 221 a.C.
Fonte: Wikipedia
Imagem: Autoral
Comentários
Postar um comentário