Lendas Chinesas- Danggui- Angélica Sinensis

A angélica-chinesa (Angelica sinensis) é muito conhecida na China como planta tônica para todos os sintomas de vazio de sangue, sobretudo relacionados com problemas de menstruação e menopausa, pois ajuda a regular a menstruação e a tonificar o sangue, motivo pelo qual é também designada como “medicamento sagrado da ginecologia ou ginseng feminino..

O seu nome em chinês, danggui, significa literalmente “dever regressar” e reflete a saudade que as mulheres têm dos seus próprios maridos ou a vontade das mulheres terem o marido ao lado.

O nome está relacionado com a seguinte lenda:

Era uma vez um jovem que, após o casamento, disse à mulher que ia viajar para recolher ervas medicinais e combinou com ela um prazo de três anos de ausência. No entanto, depois de ter esperado um, dois e três anos, a rapariga não teve nenhuma notícia do marido. 

Torturada pela saudade, ficou com doenças ginecológicas provocadas pelo vazio de sangue. 

Acabou por casar-se com outro homem para sobreviver, sem ter, porém, uma vida feliz ao lado do novo marido.

Anos depois, o marido desaparecido voltou finalmente. A rapariga disse-lhe chorando: “Devias regressar ao fim de três anos, mas não regressaste nem mandaste nenhuma notícia". Agora estou doente e também estou casada com outro homem. O ex-marido ficou arrependidíssmo. Tirou de imediato a raíz de uma erva para tratar-lhe a doença. E ela ficou curada.

                                                                                       Foto:mercadolivre.com.br

A partir daí, ficaram conhecidas as qualidades da raíz dessa erva e, tirando uma lição dessa tragédia de ”não regressar no momento devido”, foi denominada “dever regressar”.

O nome inspirou dois episódios históricos, registados no histórico Romance dos Três Reinos, uma das quatro grandes obras da literatura clássica, da autoria de Luo Guanzhong, que descreve as lutas políticas e militares em finais da dinastia Han do Leste, seguido de Três Estados, período em que viveu o famoso médico Hua Tuo (145?-208).

Vamos conhecer esses dois episódios:

Taishi CI (166-206), um general talentoso da época, era natural de Donglai, situada na zona de influência de Cao Cao (155-220). Taishi Ci combatia ao serviço de Sun Ce (175-200), chefe militar de uma outra zona da China. Para recrutar Taishi Ci, Cao Cao mandou-lhe uma carta, a qual não continha qualquer carácter escrito, mas apenas algumas raízes de danggui, para transmitir assim a ideia de “dever regressar” à terra natal, ao serviço de Cao Cao. 

Outro general, Jiang Wei (202-264), do Estado Wei, foi muito maltratado pelo seu superior. Passou então a prestar serviços a Zhuge Liang (181-234), do Estado Shu. Os ministros de Wei, tentando convencer Jiang Wei a voltar, mandaram a mãe de Jiang Wei escrever uma carta ao filho juntando à carta danggui, no sentido de lhe pedir o regresso, (dever regressar).

    Foto: Oficinadeervas.com.br

Hoje em dia, milhões de chinesas beneficiam de danggui, para tonificar o sangue e fortalecer a saúde.

Fonte: Centro de Estudos Shen Long, Wikipédia, Romance dos Três Reinos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas de Jacarei- A fundação da Cidade

Crônicas de Itú- Francisco Flaviano de Almeida: Ilustre representante das Artes Cênicas

Crônicas de São Sebastião- A Fundação