Crônicas de Itu- Fábrica de Tecidos São Luiz
A Fábrica de Tecidos São Luiz, fundada na cidade de Itu em 1869, pelo Coronel Luiz Antonio Anhaia que funcionava com 24 teares acionados por vapor de 30 cavalos, contando a fiação com mais de mil fusos.
Pode-se asseverar ser a Fábrica de Tecidos São Luiz, a pioneira das fábricas de tecidos no Estado de São Paulo.
Foram seus fundadores o Coronel Luiz Antonio de Anhaia, seu principal fundador e organizador, Antonio Paes de Barros (Barão de Piracicaba), Ângelo Custódio de Moraes, José Manuel de Mesquita e Antonio Carlos de Camargo Teixeira, sendo o seu capital de 60 contos de réis, que logo foi elevado a 100 contos.
Todos os fundadores da Fábrica São Luiz eram Ituanos.
Toda maquinaria da São Luiz foi adquirida dos Estados Unidos. Contava com 62 máquinas, entre as quais 24 teares.
Encontra-se ainda hoje, dentro da antiga fábrica uma caldeira nacional de marca Cyclope do ano de 1935.
No início esta fábrica produzia algodão grosso da terra destinado principalmente às roupas de escravos, trabalhadores na agricultura e para o ensacamento do sal, em Santos.
Projetada também para que futuramente fossem produzidos tecidos finos, a fábrica empregava inicialmente mulheres e crianças para trabalhar, nos 24 teares que possuía.
A direção da São Luiz não solicitou imigrantes operários fabris, e em 1901, somente 10% da força de trabalho era estrangeira, ao contrário das primeiras fábricas de Salto, que contavam com estrangeiros, como no caso de meu Bisavô , Imigrante Espanhol, Raymundo Barcellos.
A comercialização do pano de algodão era feita numa grande extensão territorial, abrangendo não só a cidade de Itu, onde era vendido à porta daquela fábrica, como também em Campinas e Rio Claro.
O tecido era de qualidade e grande durabilidade, pelo bem torcido dos fios, e também acessível aos fazendeiros.
Meu Avô materno Antonio Benedicto Marins, nascido em Itu, aos 22 de Setembro de 1902, foi funcionário da fábrica de tecidos São Luiz, assim como tantos outros trabalhadores nessa época, não possuía os direitos trabalhistas como conhecemos hoje.
Atualmente, o espaço é utilizado para exposições e eventos, possuindo em seu interior uma Cafeteria..
Fontes: wikipedia.org, www.itu.com.br
Imagens: itu.com.br e autorais
Comentários
Postar um comentário